IPEN suspende produção de insumos radioativos

saiba como ficarão alguns procedimentos no Hospital do Câncer de Muriaé


Em 28/09/2021 às 09h12

IPEN suspende produção de insumos radioativos – saiba como ficarão alguns procedimentos no Hospital do Câncer de Muriaé

A partir do dia 27 de setembro, o Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella deixará de receber insumos radioativos para realização de diversos procedimentos. Com isso, vários exames e tratamentos terão que ser desmarcados.

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) é uma estatal que é hoje o único fornecedor no país da maioria dos insumos radioativos que o Hospital do Câncer de Muriaé utiliza para realização dos exames de Cintilografia e para alguns tratamentos em Medicina Nuclear, como Iodoterapia para Câncer de Tireóide e Hipertireoidismo, 177Lutécio-Dota para tumores neuroendócrinos, dentre outros.  Em comunicado o órgão justifica a suspensão de fornecimento a partir desta segunda feira (27), por prazo indeterminado, devido a falta de recursos.

Isso acarretará na suspensão de todos os exames de Cintilografia do Hospital. O exame é muito utilizado para entender o estágio e fazer uma avaliação de resposta terapêutica nos pacientes com câncer. Além disso, a Cintilografia é usada para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com cardiopatia isquêmica, para avaliação funcional e de processos obstrutivos renais, dentre muitos outros.

Para minimizar o impacto, na última semana, o Hospital fez alguns agendamentos extras e aumentou o turno de trabalho, afim de adiantar pacientes e oferecer o exame a todos. Com uma sobra de material da semana anterior, o Hospital conseguiu marcar uma agenda pequena para a semana do dia 27 de setembro, mesmo sem receber novos insumos. Porém, quanto aos novos pacientes, por enquanto não será possível fazer agendamentos.

Contudo, na semana passada, foi noticiado que o Governo Federal tenha sinalizado com a liberação de recursos extras para o IPEN, a fim de permitir que o órgão retorne a produção de alguns radioisótopos a partir da semana do dia 4 de outubro e outros na semana do dia 11 de outubro. Tão logo essa expectativa se confirme, o Hospital do Câncer de Muriaé normalizará a agenda de marcação de procedimentos para as próximas semanas, minimizando ao máximo o impacto aos nossos pacientes.

Esperamos o mais breve possível informar a normalização do abastecimento dos insumos contra o câncer fornecidos pelo IPEN.

Para informações e esclarecimento de dúvidas, nosso telefone é o (32) 3729-7091.

Compartilhe