Nossa História


Fundação Cristiano Varella tem como patrono o filho do Deputado Federal Lael Vieira Varella e Maria da Glória Ferrreira Varella. Cristiano Varella é irmão mais novo de Misael Artur Ferreira Varella, Lael Vieira Varella Filho e Luciano Ferreira Varella. Em 03 de outubro de 1994, aos 22 anos, sofreu um trágico acidente automobilístico na BR-116, em Muriaé, deixando uma saudade inesquecível. Todo o seu patrimônio, formado por doação - feita por seus pais quando Cristiano tinha quatro anos - e por aquisição pessoal, foi destinado à edificação, onde sua memória é perpetuada como uma continuidade ao trabalho social que sempre desenvolveu, em vida.


BIOGRAFIA
Nascido em 04 de setembro de 1972, na cidade de Muriaé (MG), Cristiano Varella estudou no Jardim de Infância Dr. Antônio Canêdo, passando em seguida pela Escola Estadual Dr. Silveira Brum, Escola São Paulo e Centro Educacional de Muriaé. Posteriormente passou pelo Colégio Marista São José e Colégio Impacto, ambos no Rio de Janeiro, e por fim, concluindo o curso universitário de Administrador de Empresas, na Faculdade de Administração de Empresas de Governador Valadares.

Como empresário, foi diretor e sócio quotista das empresas Lael Varella, iniciando suas atividades empresariais já aos dezoito anos, quando assumiu a direção das empresas COVEPE - Comércio de Veículos Pesados de Governador Valadares - MG e Agropecuária Fazenda Aroeira, também naquele Município.

Com a sua maneira extrovertida de viver e um profundo senso de relacionamento humano, ampliava e cultivava a cada dia o seu círculo de amizades. Como desportista, fundou a Equipe Laglória de Hipismo, hoje dirigida por seu irmão Luciano Ferreira Varella, onde são realizadas provas de Salto Clássico, Hipismo Rural, Adestramento, Provas Funcionais e Polo.

Além do Hipismo, praticava outros esportes como Jetski e ginástica, procurando sempre uma melhor forma física para as suas atividades sociais e empresariais.
No hipismo, esporte que dedicava a sua maior atenção, conquistou vários torneios e campeonatos estaduais e nacionais, dos quais destacamos o de "Campeão Brasileiro de Provas Funcionais", pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, no ano de 1987.

Hospital

Dos pacientes atendidos no Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, 84% recebem assistência do SUS-(Sistema Único de Saúde). Atualmente, atende a mais de cento e sessenta municípios da zona da mata mineira e adjacências, com uma abrangência populacional de mais de dois milhões de habitantes.

O Hospital é considerado de médio porte, com o total de 170 leitos ativos, uma Sala Cirúrgica Integrada (popularmente conhecida como Sala de Cirurgia Inteligente), além de 7 salas cirúrgicas. Conta ainda com um total 48 (quarenta e oito) leitos de quimioterapia ambulatorial, 4 (quatro) salas de radioterapia, ampla estrutura de consultórios, além de diversos serviços de diagnóstico.

A Fundação Cristiano Varella engloba o Hospital do Câncer de Muriaé, que responde pelo seu principal foco de atuação, além da Comunicação e Cultura, por meio de um canal regional de TV e um Memorial. Ocupa uma área de 101.184,80 m² com espaço edificado de 45.638,70 m². As instalações são especificamente projetadas para um atendimento baseado em modernos conceitos de qualidade, humanização, tecnologia e segurança.

A instituição oferece à população uma série de serviços que vão muito além do tratamento oncológico. No campo da prevenção a instituição utiliza um ônibus consultório e uma carreta mamógrafo que realizam campanhas na região, visando à promoção da informação e o diagnóstico precoce da doença, prevenção primária e secundária. O apoio diagnóstico é feito por meio de consultas e exames, que somados à capacidade de internação, de atendimento cirúrgico, clínico, quimioterapia e radioterapia, fazem da instituição um dos mais completos centros de tratamento da doença no país, prezando primordialmente pelo respeito e a humanização oferecida aos pacientes.

Com tudo isso, a Fundação Cristiano Varella é considerada o maior complexo oncológico de Minas Gerais e diante dessa realidade, continuamos escrevendo a história de uma instituição que está em crescimento físico, tecnológico e humano e que se dedica, acima de tudo, ao combate ao câncer , tendo como centro de sua atenção o paciente.


Compartilhe