www.fcv.org.br

Institucional

Unidade de Terapia Intensiva


Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Em nossa UTI contamos com uma equipe médica com ampla formação e com vários trabalhos científicos realizados nesta área. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um local em que o paciente tem suas funções vitais monitorizadas durante todo o tempo, possibilitando corrigir imediatamente possíveis alterações.
Para esta monitoração são utilizados monitores cardíacos, de pressão arterial não invasivos, de saturação arterial de oxigênio, controle de horário do ritmo de diurese, e de temperatura.
Quando necessário pode ser realizada uma monitoração mais invasiva, através de cateterismo cardíaco direito. Além desta monitorização, na UTI é possível realizar uma terapia de substituição do sistema respiratório, através de diferentes técnicas de ventilação mecânica.
Para tal, são utilizados respiradores computadorizados nos quais se pode ajustar diferentes parâmetros de ventilação como o volume a ser dado, o fluxo necessário e os limites de pressão a que o paciente será submetido, entre outros.
Na UTI são realizados também, pequenos procedimentos cirúrgicos como a colocação de cateteres intravasculares, dissecção de veias ou artérias, drenagem de tórax, traqueostomias ou outras formas de acesso às vias aéreas.